Biocombustíveis: Brasil produz energia a partir de capim

capim.jpg

O contrato para o investimento de 80 milhões de reais foi selado na quarta-feira ao final do dia em Piracicaba, Estado de São Paulo, durante a maior feira do sector do etanol brasileiro, o Simtec.

A tecnologia para a Usina de São Desidério, na Baía, será fornecida pela Dedini, uma das principais empresas de equipamentos industriais para o sector alcooleiro, que tem como cliente a Sykué Bioenergia.

Ana Maria Diniz, da empresa cliente, afirma que o objetivo do grupo baiano é «replicar em 10 vezes a capacidade desta primeira usina, que é de 30 megawatts, chegando a 300», através da instalação de novas unidades.

A matéria-prima, capim elefante, «foi escolhida devido a sua alta capacidade de receber de energia solar e transformar em matéria celulósica, através de um ciclo de produção completamente limpo, renovável e economicamente viável», afirma.

O projecto permite ainda a obtenção de crédito de carbono no montante de um milhão de toneladas ano, que poderão ser vendidos no mercado internacional, gerando lucros adicionais aos da venda de electricidade no mercado livre.

A unidade deverá estar operacional em Dezembro de 2008, segundo os promotores.

Para o «designer» do projeto, Paulo Puterman, a biomassa «pode ser um caminho eficaz para a crise anunciada que o Brasil vive na produção e distribuição».

A principal fonte da geração de biomassa no Brasil são hoje os resíduos da produção de cana-de-açúcar.

Actualmente, a capacidade de geração através desta matéria-prima está nos 45 quilowatts por tonelada mas poderá triplicar nos próximos anos, graças ao melhor aproveitamento dos resíduos, incluindo o processamento da própria palha e das folhas da cana, para produção alcoól celulósico.

Diário Digital

About these ads

  1. Esta fotografia divulgada é de Capim elefante Paraíso e pertence ao Engenheiro Agronomo Herbert Vilela. A AGRENCO está plantando 10.000ha deste capim para produção de Energia elétrica no BRASIL.

  2. um tema que poderia mais desenvolvido,

  3. Jose Gabriel

    Muito interessante, são empreendimentos como este que nos animam quanto ao futuro do País.

  4. ARNALDO ANTUNES DA SILVA

    eu gostaria de trabalhar na geração de energia de SÃO DESIDÉRIO-BA. ALGUEM SABE COMO ENVIAR CURRICULUM?

  5. Óla, poderiam desenvolver este tema, teria todo gosto em o publicar no meu site, mas seria interessante saber mais sobre este tipo de planta e como é a extracção da energia ( combustíveis)

  6. Olá sou estudante do ultimo semestre de agronomia e gostaria de fazer minha monografia focado nesse assunto de produção de etanol atraves de capim,por favor,gostaria que me enviassem sugestões de bibliografia para q eu possa pesquisar o trabalho.

  7. Paulo PA

    Sou um estudante de administração de empresas e gostaria de fazer minha monografia sobre geraçao de energias renováveis,por este motivo peço que se possível for, me enviem mais informações sobre este tema que muito me interessa ,desde já agradeço.

  8. elieu

    como faço para plantar capim napie, estou em duvida por favor me responda obg.

  9. Odair José Ferreira

    Sou profissional na área de segurança e medicina do trabalho com função de Técnico em segurança do trabalho atuand na área rural há 05 anos e gostaria de saber qual o procedimento para envio de curriculum vitae.

  10. Eduardo

    reportagem da Veja , agosto/2010, diz que este capim não precisa de água, nem de nutritentes ou corretivos de solo! Se é assim por que não plantá-lo na caatinga brasileira ou no deserto do Saara???

  11. PIETRO CARNEIRO JR

    EM LUGAR DE PLANTAR O CAPIM ELEFANTE PARA GERACAO DE ENERGIA PORQUE NAO PLANTAR SORGO GRANIFERO, SERVINDO A MASSA FOLIAR PARA GERACAO DE ENERGIA E O GRAO PARA ALIMENTACAO HUMANA E ANIMAL.
    AT. PIETRO CARNEIRO JR.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d bloggers like this: