Martifer compra parque solar em Espanha por 14 milhões de euros

20060728_assmartiferlogo.jpg

A Martifer, através da Eviva – Energias Renovables, subsidiária espanhola da empresa liderada por Carlos Martins para a área de geração de electricidade, adquiriu um parque solar em Espanha por uma soma que ascende aos 14 milhões de euros.

Em comunicado, a Martifer afirma que no dia 28 de Junho comprou “um parque solar na região da Andaluzia, em Espanha, com capacidade instalada de 1.9MW”.

Esta aquisição representa um investimento de 14 milhões de euros e “trata-se do primeiro investimento realizado pela Eviva na área de produção de energia de origem solar, iniciando assim o seu plano de negócios nesta área”.

De acordo com a Martifer, esta unidade deverá iniciar a sua actividade no segundo semestre de 2008.

“O Grupo Martifer vai apostar na produção de energia eléctrica através do desenvolvimento de parques eólicos, energia solar e mini-hídricas. Os mercados onde a Martifer irá actuar são aqueles onde a empresa já está presente com especial ênfase na Península Ibérica, França, Polónia, Roménia, Eslováquia, Ucrânia e EUA”, dizia a empresa no prospecto de admissão das acções em bolsa.

Na geração de electricidade, através de energia eólica, hídrica, solar e das ondas, a Martifer pretende investir 757 milhões de euros até 2010.

Em equipamentos para energia solar, a Martifer planeia investir aproximadamente 62 milhões de euros até 2009 em três unidades de fabrico: módulos fotovoltaicos (início em 2008), células fotovoltaicas (início em 2009) e bolachas de silício (início em 2010). Em 2009 a Martifer deverá conseguir produzir 30 MW de módulos fotovoltaicos.

Jornal de Negócios

Anúncios

2 comments

  1. Karkassa

    Eu acho que isto deve continuar a aquecer, e esta treta de energias renováveis é um “nicho de mercado inventado”, sorvedouro de dinheiros públicos, mascarado de investimento público, que é tudo menos produtivo/reprodutivo. Mais uma exemplo de “girasídio”(subsidio para a inútil campanha de cultivo de girassol). Se o mundo aquece é porque tem que aquecer, se tivermos que mudar a nossa forma de viver por causa disso, que assim seja. Esta alternativa de abrirmos todos o frigorifico e o congelador para ver se o mundo arrefece parece-me idiota, eu quero é gasolina mais barata, não quero pagá-la mais cara para andarem gajos a fazer “ventoinhas” nas Serras e eu ter que as pagar.

  2. Tu não páras…!
    Parabéns pelo blog. Muito util!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: