Petróleo, Gás Natural e Carvão – Estatísticas Rápidas – Abril 2007

O consumo dos principais combustíveis no período de 12 meses terminado em Abril de 2007, quando comparado com o do ano móvel homólogo anterior, e de acordo com os dados provisórios que seguidamente se apresentam, registou um decréscimo de 7,0%, sendo que o consumo de gás natural diminuiu 3,2%, o consumo do carvão decresceu 5,7% e o consumo dos produtos derivados do petróleo baixou 8,7%.

Embora o consumo dos combustíveis rodoviários tenha continuado a baixar (-3,2% relativamente ao período anterior) o ritmo de decrescimento é o menor dos últimos meses, facto que se nota sobretudo no gasóleo cujo consumo baixou 1,9% e no gás auto em que o consumo decresceu 3,2%. O consumo das gasolinas manteve uma descida maior ( 6,6% ), igual à referida o mês passado, sendo que a maior quebra ( 80% ) se verificou na gasolina aditivada, enquanto que os consumos das gasolinas sem chumbo 95 e 98 decresceram,respectivamente, 2,1% e 23%.

Ainda no que concerne ao consumo dos gasóleos, para além da diminuição do consumo do gasóleo rodoviário (-1,9% ), houve neste período um decréscimo de 8,7% no consumo do gasóleo colorido destinado a aquecimento e uma baixa de 1,7% no gasóleo colorido não destinado a aquecimento.

Relativamente ao fuelóleo, as vendas para o mercado interno mantêm um decréscimo acentuado (-30,8%) sendo que a principal razão,como se tem referido, seja a menor utilização deste combustível na produção de energia eléctrica (-60,7%). O consumo de fuelóleo no sector industrial baixou 8,1% neste período.

Já se salientou que a produção de energia eléctrica a partir das fontes de energia renováveis, e em especial da sua componente hídrica, tem vindo a crescer, facto que também explica, no período em análise, o menor consumo de gás natural e do carvão com esta finalidade em,respectivamente, 12% e 7%.

No sector industrial o consumo de gás natural aumentou 4%, enquanto que, a avaliar pela informação das vendas para as distribuidoras, o consumo deste combustível nos sectores doméstico e dos serviços terá crescido 5%.

As vendas a bancas de gasóleo diminuíram 12% relativamente ao ano móvel homólogo anterior, enquanto que as vendas a bancas de fuelóleo cresceram 1%.
No período em apreço, as vendas à aviação de JP1 aumentaram 5,7% e as vendas de JP8 aumentaram 3%.

Ver Estatísticas

Fonte: DGEG

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: