EDP cria empresa para energias renováveis

edp.gif

A EDP-Energias de Portugal está a criar uma nova empresa – a EDP Renováveis – que vai agregar todas as empresas de energia renovável do grupo, inclusivamente a norte-americana Horizon e a Neo Energia, anunciou hoje o presidente executivo, António Mexia.

A EDP Renováveis será presidida por um membro do conselho de administração da EDP e será detida a 100% pela eléctrica portuguesa, afirmou António Mexia aos jornalistas numa conferência de imprensa em Nova Iorque após a assinatura do contrato da Horizon, noticiada pela Lusa.

O objectivo é agregar as empresas de renováveis de Portugal, Espanha, França, Bélgica e Estados Unidos e de outros países onde a EDP está a pensar apostar como a Polónia, Itália e Inglaterra, afirmou Mexia.

O presidente-executivo afirmou que esta será a base para “criar um dos maiores operadores de renováveis do mundo e uma empresa que será uma referência mundial”.

A nova empresa, que representa 60% do investimento da EDP em renováveis, poderá vir a ser cotada em bolsa, mas António Mexia disse que essa decisão só será tomada em 2008.

“Primeiro temos que integrar os projectos, equipas e megawatts, para numa segunda fase fazer o diagnóstico. Há prós e contras [em relação à entrada da empresa em Bolsa] e a decisão só será tomada em 2008 “, afirmou Mexia.

A EDP Renováveis valerá entre um terço a um quarto do “entreprise value” da EDP que é de 27 mil milhões de euros.

Diário Económico

Anúncios

One comment

  1. estamos desenvolvendo um projecto que já está registado no I.N.P.I. para produção de energia electrica a partir da enorme força das marés.Em local pré-destinado preparamos agora a contrução de um prototipo.Gostariamos tambem de contar com o v. interesse no desenvolvimento deste projecto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: