Delta estuda valorização energética de resíduos de café

O grupo Novadelta quer desenvolver soluções ecológicas para valorizar as «borras» de café, no âmbito de uma parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade que prevê acções para compensar impactos negativos e beneficiar os ecossistemas.

A parceria, que é hoje formalizada, insere-se no âmbito da iniciativa «Business&Biodiversity», uma das prioridades da presidência portuguesa da União Europeia, tornando- se a Delta na quarta empresa portuguesa a aderir ao objectivo europeu de «Parar a perda da biodiversidade até 2010», depois do banco BES, da EDP e da cimenteira Secil.
O memorando de entendimento define vários objectivos: gestão da bioversidade ao nível da produção de café na origem, impactes sobre os ecossistemas da transformação e distribuição de café e sensibilização da sociedade.

A Delta pretende, por exemplo, encontrar soluções ecológicas para a valorização energética e agrícola dos resíduos resultantes da utilização do café, as chamadas «borras».
Apoiar a formação de técnicos superiores na área de Agronomia, através de bolsas de estudo nos países produtores de café, e desenvolver um programa de comércio justo em Angola são outras das iniciativas propostas.

Ainda neste país, a empresa do grupo Nabeiro quer fazer o levantamento das necessidades locais a nível de plantas de café em Angola, na província de Luanda, em cooperação com o Instituto Nacional de Café Angola (INCA) para melhorar as práticas agro-ambientais e fitofisiológicas de aproveitamento e desenvolvimento da planta do café.

Outras acções estão relacionadas com a compra e comércio de um leque alargado de variedades de espécies de café que não sejam geneticamente modificadas, provenientes de várias origens, aumentar as vendas e consumo de café certificado e reduzir e compensar emissões de gases com efeito de estufa.

Dinheiro Digital

Anúncios

2 comments

  1. Olá Vasco
    Grato pelo seu simpático comentário.
    Como o ambientalismo é tão vasto, criei dentro do possíveis determinados dossiers.O teu blogue (na minha bioterra todos tuteamo-nos) está no Dossier Eficiencia Energética.Escolhi esse título em alternativa a somente Energia ou Energias Alternativas.Pois o objectivo é comum.
    Um abraço energético e renovavel

  2. Andreia Albuquerque

    Bom Dia, encontrei o vosso site no seguimento de uma pesquisa para um projecto de Bioenergética.
    Fiquei muito interessada no conceito de aproveitamento das sobras na industria do café.
    Gostaria de saber que tipo de estudos foram já avançados sobre esta matéria uma vez que gostaria de a aprofundar um pouco.

    Cumprimentos,

    Andreia Albuquerque

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: