Energias renováveis movimentam 8 mil milhões de euros até 2012

Cerca de 8 mil milhões de euros será o montante de investimentos no sector das energias renováveis, entre 2006 e 2012, em Portugal, estimou hoje Manuel Pinho, na abertura do seminário «Renováveis 2020: como atingir 20%» que decorre em Lisboa. O Ministro da Economia estima ainda que o sector venha a criar cerca de 10 mil postos de trabalho, durante esse período.

Segundo o governante, dentro de cinco anos Portugal deverá estar apto a produzir 5700 MW de energia eólica, ou seja, dez vezes mais do que o estabelecido em 2004. «Queremos promover novas tecnologias relacionadas, por exemplo, com a energia produzida através das ondas e a microgeração», reforçou ainda Manuel Pinho, salientando que Portugal instalou as duas maiores centrais solares do mundo.

William Ramsey, director-executivo adjunto da Agência Internacional para a Energia e um dos oradores do seminário, referiu que as políticas para as energias renováveis estão a ser desenvolvidas quase que apenas nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, quando as emissões de dióxido de carbono têm aumentado sobretudo em países como a China, que não pertencem à organização.

O seminário «Renováveis 2020: como atingir 20%» conta ainda com uma série de personalidades nacionais e internacionais, nomeadamente Michael Zammit Cutajar, coordenador das negociações de Quioto, Arthouros Zervos, presidente do Conselho Europeu das Energias Renováveis ou Alfonso González Finat, director da direcção-geral dos tranportes e da energia da Agência Europeia de Ambiente.

Ambiente Online

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: