BEI concede 30 mil milhões por ano a projectos de renováveis

eib.gif

O Banco Europeu de Investimentos (BEI) vai conceder 30 mil milhões de euros por ano até 2020, para projectos de energias renováveis. O número foi avançado por Nigell Hall, director de projectos da instituição, no Seminário «Renováveis 2020: rumo aos 20 por cento», que decorre até hoje em Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia. O crédito poderá atingir entre três a quatro milhões de euros por cada iniciativa, sob a mediação da banca comercial.

O responsável do BEI admitiu que os negócios no mercado das energias renováveis são ainda de grande risco. «É um mercado que não possui liquidez estável, o que aumenta os custos das transacções», sublinhou. Os incentivos do BEI poderão ser disponibilizados mediante a apresentação de certificados verdes por parte das empresas. Caso não cumpram as quotas de utilização das energias renováveis a que se propuseram as empresas serão penalizadas no custo do crédito.

A necessidade da liberalização do mercado da energia no espaço europeu foi o aspecto mais salientado pelo participantes no seminário. Paolo Frankl da Agência Internacional para a Energia, considerou que esse aspecto é crucial para a redução do risco financeiro, bem como um quadro de políticas estáveis nessa área. Já Dört Fouquet, directora da Federação Europeia para as Energias Renováveis, considera prematuro, apostar na harmonização do mercado numa fase em que os estados-membros não estão sujeitos a legislação vinculativa nesta área.

Ambiente Online

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: