Eneólica destina mais de 73 milhões para renováveis

eolica.jpg

A Eneólica, detida em 80 por cento pelo grupo Lena, tem um investimento previsto superior a 73 milhões de euros para projectos em energias renováveis. A maior fatia destina-se à eólica, para a construção de dois parques eólicos. «Em Maio de 2008 esperamos ter em operação o Parque Eólico de Marvila, no concelho da Batalha, cujas obras se iniciaram no mês de Maio», adiantou ao jornal Água&Ambiente Agostinho Ribeiro, administrador-delegado da Eneólica, que detém os restantes 20 por cento do capital da empresa. A construção está a cargo da Repower que vai instalar seis aerogeradores que totalizam uma potência de 12 MW.

Este investimento de 17,2 milhões de euros é superado pelos 28 milhões previstos para o parque eólico da Serra do Sicó, no concelho de Pombal. O projecto, em parceria com a Térmica Portuguesa, deverá entrar em funcionamento até ao início de 2009. O concurso para a instalação da unidade, que terá uma potência de 20 MW, está a ser disputado pela Repower, Enercon, Suzlon, Duwind e Gamesa.

Além destes dois projectos, a Eneólica tem uma potência de 18 MW atribuída para quatro centros electroprodutores com valência ambiental que irão produzir energia eléctrica a partir da valorização de resíduos.

Beja e Montijo, ambos com seis MW, e Rio Maior e Abrantes, cada um com três MW, são os municípios escolhidos, envolvendo um montante de 40 milhões de euros. Na energia solar, a empresa vai avançar com um projecto-piloto, de 1 MW, no qual aplicará quatro milhões de euros. Igual investimento será destinado para outro projecto-piloto na energia das ondas, em Peniche. Para o efeito, a Eneólica criou uma joint-venture com a empresa finlandesa AW Energy – a Seaner -, da qual vai deter 90 por cento.

Portal Ambiente

Anúncios

One comment

  1. parabéns ao grupo lena no combate ao aquecimento global….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: