EUA, Canadá e México firmam pacto de desenvolvimento energético e tecnológico

Os governos dos Estados Unidos, Canadá e México assinaram nesta segunda-feira, na cidade canadense de Victoria, um acordo de cinco anos, por meio do qual pretendem aumentar a cooperação em segurança energética, impulsionar a economia e proteger o meio ambiente.

O secretário de Energia dos EUA, Samuel Bodman, classificou o acordo como um “marco” no caminho para “um mercado energético forte e unificado na América do Norte”.

Em uma entrevista coletiva conjunta, Bodman, a secretária mexicana de Energia, Giorgina Kessel, e o ministro canadense de Recursos Naturais, Gary Lunn, disseram que o acordo é o primeiro em ciência e tecnologia negociado na América do Norte, onde o comércio energético alcança 150 bilhões de dólares.

O pacto de Victoria estimulará a inovação e aumentará a capacidade energética, disse Lunn à AFP, acrescentando que a cooperação multilateral reduzirá os custos das novas tecnologias, incluindo os da nova geração de energia nuclear.

O acordo busca “reduzir os obstáculos” na aplicação de tecnologias, em particular em matéria de biocombustíveis e de “captura e armazenamento de carbono”, assim como contribuir para a diminuição dos gases provocadores do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento climático.

Último Segundo (Brasil)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: