Cabo Verde usa energia solar para abastecer água no meio rural

O Governo de Cabo Verde, em parceria com a União Europeia (UE), tem em curso o programa regional solar para melhorar o abastecimento de água potável à população rural através da utilização da energia fotovoltaica na bombagem, soube a PANA quinta- feira na Praia de fonte oficial.

Para além deste programa, que beneficia 30 localidades na ilha de Santiago, o Governo vai executar um outro de utilização da energia solar para a iluminação das comunidades rurais.

A capital cabo-verdiana, Praia, acolhe, de quinta-feira a sábado, uma exposição para divulgação da energia solar, a promoção da sua utilização em outras aplicações e o reforço da sua exploração por parte de privados em Cabo Verde.

Os visitantes terão a oportunidade de ver uma amostra prática sobre as várias aplicações de energia solar, produzida por empresas cabo- verdianas que se dedicam a este ramo de actividade, nomeadamente na bombagem de água, iluminação pública e privada, aquecimento de água e outras aplicações.

Ao proceder à inauguração da exposição, a ministra cabo-verdiana do Ambiente e Agricultura, Madalena Neves, recordou que o Governo já introduziu uma cláusula no Orçamento de Estado de 2007 que atribui incentivos à importação de materiais para o sector das energias renováveis.

De acordo com a ministra, a empresa que fizer investimentos no sector das energias renováveis poderá também deduzir estes gastos do lucro líquido no imposto.

O objectivo, segundo explicou Madalena Neves, é contribuir para uma maior utilização das energias renováveis no país que enfrenta sérios problemas no abastecimento de água à população, nomeadamente o líquido extraído dos furos com recursos a motores que utilizam derivados de petróleo como combustíveis.

Cabo Verde, país carente em recursos energéticos, produz energia, essencialmente, da queima de combustíveis, implicando forte dependência da importação de produtos petrolíferos cuja factura absorve consideráveis fundos.


PanaPress

Anúncios

8 comments

  1. Acho que este é o caminho a percorrer pois o pais gasta muito €s a comprar combustiveis, q esta cada dia mais caro!Temos inovarmos o nosso sistema e seguirmos o modelo de paises mais desenvolvidos nessa area senao quem vai pagar, pois a factura vai n para de aumentar é o ZÈ povinho como sempre

  2. Se tomar-mos como exemplo os países desenvolvidos veremos que a riqueza não se faz por aquilo que se ganha mas sim por aquilo que se poupa. Sou natural da ilha de São Vicente e sempre vou a praia quando faz sol e fico em casa quando faz muito vento. Se reparamos temos sempre um que funciona, sol ou vento. E isso tudo significa que temos uma opção: Energias Renovaveis – a poupança que precisamos.

  3. jose camilo pina

    esta iniciativa é lovável para Cabo Verde.
    o projecto deverá continuar para beneficiar
    mais familias.
    Na minha opinião acredito que o projecto teria
    muito mais beneficio se fizessemos o sistema
    hibrido solar mais eólica abrangendo todos om
    municipios do pais. Assim o custo de energia
    para bombagem ficaria mais barato para as CM.
    de agua ficaria mais barato

  4. jose camilo pina

    esta iniciativa é lovável para Cabo Verde.
    o projecto deverá continuar para beneficiar
    mais familias.
    Na minha opinião acredito que o projecto teria
    muito mais beneficio se fizessemos o sistema
    hibrido solar mais eólica abrangendo todos os
    municipios do pais. Assim o custo de energia
    para bombagem ficaria mais barato para as CM.
    de agua ficaria mais barato

  5. simone

    Cabo verde ‘e muito pobre

  6. Maria Filomena Daveiga Gonçalves

    estou a pensar a montar um painel solar na minha casa pq acho mais económico

  7. Ricky allan

    não me ajudou em nada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: