Microeólicas esperam legislação

casareno3.gif

Portugal está a um pequeno passo de dar um salto significativo na implementação das tecnologias de microgeração no mercado de produção de energia eléctrica. Para isso, é apenas necessária a aprovação do tão esperado decreto-lei que simplificará o processo de licenciamento. Cumprida esta obrigatoriedade, o pequeno consumidor assumirá também o papel de produtor de electricidade, podendo até vendê-la à rede pública.

 

Nos sistemas de microgeração de electricidade, com recurso a energias renováveis, as microeólicas apresentam um enorme potencial de crescimento comparativamente às actuais tecnologias de captação e transformação da energia solar que já têm uma aceitação considerável no mercado.

Com estas alterações na legislação, será mais fácil para qualquer pessoa ter um aerogerador de energia em casa. Para já, os portugueses estão habituados a ver as enormes torres, com hélices gigantes, espalhadas pelos campos, mas em breve, face aos recentes desenvolvimentos tecnológicos, será possível ter uma versão bem mais pequena em casa.

Para João Peças Lopes, especialista em energia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, esta tecnologia tem nas áreas rurais o terreno ideal para crescer. “As microeólicas estão direccionadas para as zonas rurais ou onde existam pequenas moradias”, afirma, explicando que “será mais complicado aplicar esta tecnologia nas zonas urbanas devido às movimentações e escoamento do vento”.

Correio da Manhã

Anúncios

One comment

  1. Pingback: - - - - W i l s o n - - - - » Blog Archive » Energias renováveis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: