EDP perde corrida para a E.ON na compra dos activos da Dong Energy

logo_eon_175x64.gif

Segundo noticia a versão electrónica do jornal ‘Expansión’, os objectivos de crescimento da E.ON no mercado espanhol, uma das suas prioridades, estão a tomar forma nesta semana. Uma vez alcançado o acordo com a Enel e a Acciona para a retirada da OPA sobre a Endesa, a E.ON deixou clara a sua intenção de se colocar “entre as primeiras três companhias do mercado energético espanhol”.

O grupo alemão estava na luta pelos activos da Dong contra o consórcio integrado pela EDP e Eufer (Enel e Unión Fenosa), contra a também alemã RWE, e contra a norte-americana General Electric e o fundo australiano Babcock Brown.

O último passo dado neste caminho foi a compra dos activos que detinha a holandesa Dong Energy na Península Ibérica. A gigante energética alemã investiu 772 milhões de euros para tomar o controlo de um dos activos que conta com uma capacidade instalada aproximada de 260MW.

Com esta compra, a E.ON ficará com a empresa Energi E2 Renovables Ibéricas, que conta no mercado ibérico com distintas instalações de geração eólica, hidríca e de biomassa, tanto em Espanha como em Portugal.

A empresa alemã destaca em comunicado hoje emitido que “com a aquisição dos parques eólicos, a E.ON aumenta a sua capacidade de energia eólica instalada de perto de 700MW”.

Com este investimento, a Energi E2 Renovables Ibéricas “vai dar à E.ON uma capacidade total de geração de mais de 7GW em Espanha para 2010, somada aos activos da Viesgo e da Endesa que acordou adquirir à Enel e Acciona”, segundo a gigante alemã.

O presidente da E.ON, Wulf Bernotat, sublinha sobre esta última operação que a “Energi E2 Renovables Ibérica é um complemento ideal para as nossas actividades futuras em Espanha”.

Diário Económico

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: