Japão produzirá etanol a partir da palha de arroz

 soca_fig2.jpg

O Ministério de Agricultura do Japão anunciou hoje um projeto de produção de biocombustível através de partes não comestíveis do arroz, para evitar que os preços do alimento disparem no mercado.

“Disponibilizamos da tecnologia para fabricar etanol a partir da palha do arroz. No entanto, apenas conseguimos bons resultados dentro do laboratório”, revelou o responsável pelo projeto, Eiichiro Kitamura.

O ministério apresentará em breve uma petição para experimentar a produção e utilização do biocombustível em grande escala. Atualmente, o etanol é produzido por meio da cana-de-açúcar e do milho. Os extratores deste biocombustível asseguram que a sua produção dispara os preços dos alimentos, agravando a fome nos países mais pobres.

“Se pudéssemos fabricar biocombustíveis através de partes de alimentos não comestíveis, os mercados de etanol e de produtos alimentícios não enfrentaríam concorrência”, acrescentou Kitamura.

Em outros lugares do mundo já foram descobertos procedimentos para fabricar bioetanol a partir de outros vegetais, como por exemplo a mamona ou a palha de trigo, revelada pela companhia canadense Iogen.

(Marcel Salim – InvestNews)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: