Produzir água quente e pagar menos de energia

myenergy.gif

A EDP está a lançar uma oferta que incentiva a instalação de painéis solares em vivendas, naquela que é a primeira acção de uma campanha que aposta em promover a microgeração ainda só para consumo próprio. A legislação que permite a venda de energia produzida pelos domésticos à rede ainda não está aprovada e só deverá estar em vigor a partir de 2008. Para já, é água quente solar, mas para depois a empresa promete novas acções em outras energias alternativas como a eólica e a fotovoltaica para clientes residenciais, mas também pequenas e médias empresas.

A aposta é um universo de vivendas unifamiliares que, pelo consumo, permitem rentabilizar mais facilmente o investimento. A My Energy está a arrancar agora com contactos personalizados e alguns clientes com o foco no Algarve, mas irá estender-se a todo o País numa segunda fase.

Para além de apostar na eficiência energética, João Martins da Silva, da direcção de marketing corporativo da EDP, assegura que o investimento é rentável a prazo. Mesmo sem contar com o desconto nos equipamentos nem a possibilidade de dedução no IRC de 30% da despesa, o custo da instalação dos painéis, estimado entre os três mil e os seis mil euros, é rentabilizado num prazo de quatro a sete anos, se compararmos com o custo de aquecer a água com gás propano ou butano. E estes são equipamentos que podem durar até 20 anos. Os painéis solares permitem produzir a água quente solar, que substitui outro tipo de energia como o gás ou a própria electricidade. Em média, e em função da exposição solar, é possível aquecer 70 litros de água por pessoa, o que corresponde entre 60% a 80% das necessidades, reduzindo o recurso a outro combustível para o mesmo efeito. Por cada pessoa, recomenda-se a instalação de 0,5 a um metro quadrado de painel.

Apesar das excelentes condições solares, Portugal tem apenas instalados 200 mil metros quadrados de painéis solares, o que representa um valor per capita muito baixo em relação a outros países do Mediterrâneo ou mesmo do centro da Europa.

A recente legislação para a eficiência energética dos edifícios obriga à instalação de painéis nas novas construções a partir de uma certa dimensão, mas para o parque habitacional existente há poucos incentivos, quando comparados com os subsídios praticados em outros países, adianta Martins da Silva, que também aponta o dedo à falta de divulgação.

O custo da instalação é dedutível no IRS em 30% do valor total investido até ao limite de 761 euros. Só que esta dedução concorre com o crédito à habitação e não é acumulável, o que na prática reduz muito a sua eficácia. Para tal, a oferta da My Energy conta com um financiamento da Caixa Geral de Depósitos a 10 anos, para 100% do custo com um limite de cinco mil euros. As taxas estão indexadas à Euribor com os spreads a variarem entre 0,25% e os 2%. Segundo a EDP, o montante a pagar de prestação mensal do crédito é equivalente à poupança na conta de energia, pelo que quando o equipamento estiver pago, haverá um ganho efectivo. A My Energy assegura ainda um desconto de 10% na instalação aos clientes que adiram até 31 de Outubro. O programa conta com três parceiros tecnológicos para os vários equipamentos, a AO SOL, a SunTechnics e a Vulcano.

Entre o primeiro contacto com a eléctrica e a operacionalização do equipamento, está previsto um tempo médio de mês e meio para apresentação de orçamentos, resposta do cliente e instalação dos painéis.

DN Online

One comment

  1. A ABEAMA _ Associação Brassileira de Energia Alternativa e Meio Ambiente – http://www.abeama.org.br, fundada em 1992 com sede na cidade do Rio de Janeiro, que vem promovendo e apoiando o uso e a divulgação da energia solar, tem interesse em conhecer melhor este processo do uso de água qunte e se pudermos queremos participar apoiando as iniciativas desta natureza. Fvo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: