Grupo Lena e AW-Energy exploram energia das ondas

roller_illustration.jpg

A parceira da Eneólica, S.A., a finlandesa AW-Energy Oy, é especializada na comercialização de tecnologia de ponta para a exploração da energia das ondas junto à costa. As duas empresas assumiram o compromisso de financiar uma central com a potência de 1 MW, que será construída durante 2008-2009. Esta central terá como base a tecnologia patenteada WaveRoller, que foi testada com sucesso em Peniche e no Centro Europeu de Energia Marítima em Orkney, na Escócia.

 

Com esta parceria, o Grupo Lena toma mais um importante passo para se assumir como um forte interveniente na área das energias alternativas, capitalizando a sua experiência e conhecimento na construção e na área energética.
Por seu turno, a AW-Energy encontrou um parceiro local com a capacidade e “know-how” necessários para apoiar a construção e manutenção da primeira central de energia das ondas em grande escala.

 

Recorde-se que as condições naturais da costa portuguesa, as tarifas especiais estabelecidas para a energia das ondas e a existência de capacidade tecnológica específica nacional tornam Portugal um país particularmente interessante como base para a demonstração de tecnologias de energia das ondas (incluindo sistemas offshore), sendo de incentivar para isso a constituição de consórcios com participação nacional significativa.

Até 2007-08 está prevista a instalação de cerca de 20-30 MW repartidos por um pequeno número de centrais de coluna de água oscilante em obras de protecção costeira (com potências unitárias de cerca de 0,5-1 MW), e um ou mais conjuntos de sistemas offshore com potências unitárias da ordem de 3-5 MW. Até 2010, e admitindo que as tecnologias actualmente em desenvolvimento (e eventualmente outras) terão então atingido a fase de comercialização, as perspectivas podem exceder 50 MW de potência instalada.

 

As Beiras Online

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: