Direcção-Geral de Energia recusa pedidos de ligação à rede à excepção de hídrica e fotovoltaica

A Direcção-Geral de Geologia e Energia decidiu hoje que em Setembro não vai aceitar novos pedidos de informação prévia (PIP) para a ligação à rede de instalações de produção de electricidade em regime especial, à excepção da hídrica e da fotovoltaica.

Num despacho, datado de 1 de Agosto e que a Lusa noticia hoje, o director-geral de Energia, Miguel Barreto, justifica esta decisão com o “esgotamento da capacidade disponível da rede para receber mais potência”.

As únicas excepções à apresentação de pedidos de informação prévia para ligação à rede, durante o período de 1 a 15 de Setembro, serão para os aproveitamentos hidroeléctricos, já com o titulo de utilização do domínio hídrico, e para as centrais fotovoltaicas com potência inferior ou igual a 5 kilowatts.

“O novo quadro regulamentar introduzido pela publicação da Lei da Água e as recentes metas definidas pelo Governo para a energia hídrica, que visam revitalizar o potencial ainda por explorar, veio enquadrar a necessidade de promover as centrais hidroeléctricas”, revela o despacho.

No caso da energia fotovoltaica, a Direcção-Geral acrescenta que será dada prioridade a projectos em escolas promovidos por Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), por terem como duplo objectivo sensibilizar as camadas mais jovens para a utilização de energias renováveis e canalizar a totalidade das receitas de venda de energia eléctrica para acções de solidariedade social.

Diário Económico

4 comments

  1. EU SOU ELETRECISTA DE EDIFICACOS FORMADO EM PORTUGAL, QUERIA VOLTAR PARA PORTUGAL MAS PERCISAVA DE SABER AS REGRAS ATUAIS PARA EXECUTAR UMA INSTALACAO

  2. Eu sou electricista estive fora do pais ( uk ) durante 4anos sempre com electricista estou escrito no sindicato dos electricista desde 1991, neste momento estou a trabalhar em Portugal mas gostava de estar escrito na direcção geral de energia, como o fazer

  3. Jorge Santos

    sou electricista desde 1981 sempre trabalhei para uma firma e nao me escrevi na direção geral de energia e gostaria de fazelo como

  4. Gostei muito de seu post é bem detalhado , talvés você queira dar uma olhada nesse site:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: