Cientistas israelitas criam novo sistema para produzir energia solar

Cientistas israelitas afirmam ter descoberto uma forma de produzir energia solar em massa, de modo a competir com o petróleo. David Faiman, um professor de física na Universidade de Ben Gurion e director do Centro Nacional de Energia Solar de Israel, diz que se usarmos dois aparelhos distintos – um para receber e intensificar a luz solar e outro para converter esses raios em electricidade – podemos produzir a mesma quantia de energia que uma central eléctrica, pelo mesmo preço.

Um receptor de apenas 10 centímetros sob uma luz solar intensa pode produzir mais energia que 10 metros de painéis solares tradicionais.

David Faiman criou um reflector feito de espelhos que recebe e intensifica a luz mil vezes mais.

Um sistema de energia solar construido em 12 quilómetros quadrados no deserto de Negev, em Israel pode produzir mil mega watts de electricidade. O sistema é um caminho para a resolução dos problemas energéticos de muitos países, sobretudo naqueles onde o sol brilha a maior parte do ano.

EuroNews(vídeo disponivel)

Anúncios

8 comments

  1. RB

    a primeira vista parece muito tentadora, a tecnologia, e efectuvamente deverá ser mt mais eficaz que a tradicional,no entanto, não é propriamente uma descoberta, pois essa idea já vem de longa data, poderão ter ter atingido maior eficiencia, mas se pensarmos bem, 12kilometros quadrados, so é viavel para grandes paises e preferencialmente com desertos, logo não é propriamente uma solução, será mais um novo metodo para captar a energia solar, mas ainda nao o necessario, que a venha a tornar a salvaçao energetica.

  2. Será, de facto, o sistema mais económico de produzir energia solar, já que os sistemas concentradores são muito mais baratos que as células fotovoltaicas. Atente-se que foi afirmado que coseguiram captar em 10cm2 a mesma energia que em 10m2 pelos sistemas tradicionais. Claro que sa células não serão de silício, mas o tipo de células usado, embora mais caras, compensa largamente. Se este sistema fôr usado na microgeração – e será para aí que caminhamos – não serão necessários espaços enormes concentrados para este fim: temos telhados, coberturas para parqueamento de veículos, fachadas de edifícios, etc., que poderão contribuir para a resolução do nosso problema energético. O meu grande receio é que não tenhamos políticos à altura do desafio que enfrentamos, porque a tecnologia está aí, todos od dias a apresentar novidades.

  3. Achei muito interessante mas, gostaria de receber mais informação sobre o assunto.
    Seria muito interessante que nós pudessémos ver o projeto passo a passo e ver como seria seu funcionamento.

  4. gostaria de saber mais sobre o assunto
    como desenvolver um projeto
    obrigado

  5. marcos

    essse site e bom e um cu desgraçados

  6. marcos

    seu filia da puta

  7. antonio

    Brilliant,great achievement.Maybe some of the world problems have a solution.tanks a lot. António

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: