Mercado da certificação energética pode valer 150 milhões por ano

A partir de Janeiro de 2009 o mercado da certificação energética pode movimentar anualmente 150 milhões de euros. Nesta altura estarão abrangidos pela legislação todos os edifícios transaccionados, sejam novos ou usados. O valor é estimado por Fernando Santo, bastonário da Ordem dos Engenheiros, pressupondo que nesse período serão realizadas por ano cerca de 300 000 transacções.

«Considerando que só o custo do processo da certificação poderá variar entre 300 euros e os 500 euros, pode estimar-se que o mercado possa variar anualmente entre os 90 e os 150 milhões de euros», calcula.

Esta é também a estimativa de Carlos Nascimento, sócio da Certificação Positiva, empresa vocacionada para a prestação de serviços nos domínios do sistema nacional de certificação energética dos edifícios e da qualidade do ar interior. De qualquer modo, o especialista alerta que os custos com estes trabalhos diferem muito consoante o tipo de serviço prestado. «Fazer uma auditoria ao Hospital de Santa Maria, por exemplo, ou a uma escola de ensino básico não é o mesmo e tem valores e tempos de intervenção completamente distintos», frisa.

Até ao final do ano, de acordo com as previsões da Agência para a Energia, espera-se que estejam abrangidos aproximadamente 1000 edifícios. Com efeito, «é calculável que o mercado possa rondar os quatro a cinco milhões de euros nesta fase inicial», estima Filipe Bello Morais, director da Sotecnisol Energia, a nova área de negócios criada pela Sotecnisol, vocacionada para o fornecimento de soluções de aproveitamento e utilização de energias renováveis e de sistemas de eficiência energética.

Portal Ambiente

One comment

  1. kendera

    Procuras empresas ligadas à energia? Procura aqui pelo termo energia. Portal de Empresas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: