EUA e Austrália vão cooperar na área da energia nuclear

A Austrália e os EUA anunciaram hoje que vão reforçar a sua cooperação na área de energia nuclear para combater as alterações climáticas e expressaram o seu interesse em encontrar uma alternativa para o Protocolo de Quioto que inclua «todas» as grandes economias.

O primeiro-ministro australiano, John Howard, e o presidente norte-americano, George W. Bush, também apoiaram a Aliança Global para a Energia Nuclear (GNEP), uma iniciativa multilateral comandada pelos EUA para promover a energia nuclear não poluente em todo o mundo.

O acordo foi fechado durante a cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia Pacífico (Apec) realizado esta semana, em Sydney.

Em conferência de imprensa, Bush qualificou de «lenda urbana e absurda» a ideia de que não se preocupa com o meio ambiente, só por causa da sua oposição ao Protocolo de Quioto. O acordo foi ratificado por 166 países, em 1997, para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Os governos australiano e norte-americano recusam-se a ratificar o pacto devido à ausência de grandes países em desenvolvimento, como a China, o segundo país mais poluente do planeta, depois dos EUA.

Howard sugeriu a assinatura do pacto com os EUA durante a reunião do Apec para melhorar a eficiência energética em 25% até 2030. Mas a proposta recebeu duras críticas do grupo ambientalista Greenpeace, por não estabelecer metas com carácter obrigatório para os membros do Fórum.

Segundo o Greenpeace, que obteve uma minuta do texto, o documento foi criado com o objectivo de satisfazer a Austrália e os Estados Unidos.

«O alvo seria aplicável à região do Apec em conjunto e não se traduziria em metas específicas para cada uma das economias do grupo, não seria obrigatório em termos legais e poderia ser modificado se as circunstâncias mudassem», diz o Greenpeace sobre a proposta.

Para os ambientalistas, a iniciativa é contrária aos interesses dos 21 países-membros do Apec.

Diário Digital 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: