bvl_logo.jpg

A Braval – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos espera ter em operação no próximo ano uma unidade de produção de biodiesel com capacidade para receber anualmente 1250 toneladas de óleo alimentar usado.

O projecto, que envolverá um investimento de 300 mil euros, será implantada nas instalações do aterro sanitário da Braval, na Serra do Carvalho. Para o efeito, a empresa lançou um concurso público e está a analisar as propostas. «O óleo alimentar usado será recolhido em grandes produtores (hotelaria, cantinas, hospital ou instalações militares) e em produtores domésticos», explica ao AmbienteOnline Pedro Machado, administrador-delegado da Braval.

Para a concretização do projecto de recolha de óleos alimentares usados e produção de biodiesel a Braval lançou três concursos públicos. Além da unidade que procederá à transformação do óleo alimentar em biodiesel, foi aberto concurso para a aquisição de contentores para recolha dos óleos alimentares e outro para aquisição de viaturas para proceder à recolha desses contentores. A Braval prevê a aquisição de até duas viaturas, 500 contentores de hotelaria e 25 mil contentores domésticos.

«O biodiesel produzido será utilizado na frota da Braval e noutras frotas municipais», diz Pedro Machado, salientando que este projecto visa a melhoria do meio ambiente, através da remoção dos óleos das condutas de saneamento e consequente valorização. Tendo em conta esta vertente de protecção ambiental, o projecto foi alvo de financiamento público, através do programa Operação Norte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte.

Portal Ambiente 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: