Sobioen e Hidurbe ganham central de biomassa na Covilhã

O agrupamento Biomassas da Covilhã encontra-se classificado em primeiro lugar no concurso para a central a biomassa florestal, no distrito da Covilhã, com uma potência de dez MVA. O consórcio conseguiu uma pontuação de 89,5 pontos, mais 17,9 pontos do que o segundo classificado, o agrupamento formado pelas sociedades Lena Ambiente, Eneólica, Construtora do Lena, Cavalum e New Capital.

O anúncio foi feito, hoje, pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). O consórcio vencedor é constituído pela Hidurbe, Fomentinvest, Sobioen e Espírito Santo Capital. As empresas levaram também a melhor sobre o agrupamento que integra as empresas Alberto Martins Mesquita & Filhos, Isolux Ingenieria e EGF. Este conjunto de empresas já tinha sido derrotado no lote 3, correspondente à central termoeléctrica a biomassa florestal de Vila Real, com 11 MW. Este concurso foi ganho pela Probiomass, constituída pela Proef, Eurico Ferreira, EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso e Espírito Santo Capital.

Além da central de Santarém, a Tecneira – Tecnologias Energéticas e a Forestech – Tecnologias Florestais venceram também o concurso relativo à central dos distritos de Beja e Faro, até três MVA. As empresas conseguiram mais 25 pontos do que o segundo classificado, a sociedade Arbor – Sociedade Transformadora de Madeira. O agrupamento constituído pela Lena Ambiente, Eneólica, Cavalum e New capital, bem como a sociedade Alvasado Energia eram os restantes concorrentes.

A DGEG já confirmou também a adjudicação do concurso para centrais a biomassa florestal nos distritos de Viana do Castelo e Braga (lote 4), até 5 MVA, ao agrupamento constituído pelas empresas Obrecol – Obras e Construções, Logística Florestal, Forestland e Hidroeléctrica San Miguel. Este foi de resto o único concorrente que se apresentou ao concurso, cuja avaliação das propostas ficou concluída em Abril. A central a construir ficará localizada no lugar de Guimil, na freguesia de Longos Vales.

Portal Ambiente

Anúncios

2 comments

  1. Atenção que esta notícia contem uma gralha:
    “encontra-se classificado em primeiro lugar no concurso para a central a biomassa florestal, no distrito da Covilhã”

    A Covilhã é um dos concelhos de Castelo Branco e não um Distrito como afirma o vosso artigo.

  2. tiago pinho

    estou a pensar fazer arecolha e trituração de restos de ramagens,gostaria de saber qual o valor do produto final?
    obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: