Governo vai atribuir até final do ano 3 licenças para centrais de biomassa

Intervindo esta quinta-feira na sessão de abertura do «European Meeting Point: Energy for Development 2007», o governante, apesar de referir que «a localização precisa das centrais ainda não está determinada», admitiu a hipótese de duas das centrais ficarem instaladas no Sul do país, «possivelmente uma no Norte do Alentejo e outra no Norte do Algarve».

A atribuição das licenças está incluída no concurso que o Governo lançou no ano passado para a construção, até 2010, de uma rede descentralizada de 15 novas centrais de biomassa florestal, com uma potência total de 250 megawatts (MW), num investimento que pode ascender a 500 milhões de euros e criar entre 500 a 1000 postos de trabalho, diz a «Lusa».

Através deste concurso, o Governo atribuiu, em Março, licenças para a construção de uma central de biomassa na Sertã e outra em Belmonte, ambas no distrito de Castelo Branco.

Lembrando que existe um período de dois anos entre a atribuição da licença e a construção das fábricas, o secretário de Estado admitiu a hipótese de as centrais, cujas licenças foram ou venham a ser atribuídas este ano, começarem a funcionar até ao final de 2009.

As restantes licenças, até ao total das 15 centrais previstas, adiantou Rui Nobre Gonçalves, deverão ser atribuídas em 2008, para as infra-estruturas começarem a funcionar até 2010.

Com o concurso, lembrou, Governo pretende «estimular a produção de biomassa» para «aproveitar» o «potencial de produção previsto de três milhões de toneladas por ano» em Portugal, além de reduzir os níveis de emissão de dióxido de carbono (C02) e os riscos de incêndios.

Agência Financeira

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: