Portugal realiza 1º leilão voluntário de emissões poluentes

O primeiro leilão de emissões de dióxido de carbono em Portugal realiza-se quinta-feira e pretende vender 350 mil toneladas de emissões, cerca de metade do que é produzido pela central de Sines em um mês.

Um dos objectivos desta operação de bolsa é «testar» o interesse das empresas portuguesas em comprar voluntariamente emissões, sendo que a única contrapartida é conseguir o estatuto de «carbono neutral», explicou à agência Lusa o director-geral da SENDECO – Sistema Electrónico de Negociação de Direitos de Emissões, Eduardo Marcos.

Enquanto no Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) as empresas compram o direitos para poder poluir acima do que lhes é imposto, neste leilão voluntário os interessados compram apenas com o objectivo de financiar projectos que compensem as emissões de dióxido de carbono.

«Entre esses projectos estão a reflorestação ou energia eólica. Os voluntários habilitam-se a certificados de compra de licenças de emissão de CO2», exemplificou Eduardo Marcos.

Na sessão de quinta-feira vão ser leiloados três projectos, no valor de 350 mil toneladas de emissões, de empresas pequenas nomeadamente do Canadá e Irlanda.

O mercado voluntário de emissões iniciou-se nos Estados Unidos em 2004 e «está a tornar-se uma operação habitual entre todas as empresas que assumem a sua responsabilidade corporativa pelas alterações climáticas», mesmo não servindo para cumprir metas do protocolo de Quioto, o acordo internacional sobre o aquecimento global ratificado por Portugal.

Diário Digital

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: