Porto: Biodiesel substitui gasóleo na frota da LIPOR

A LIPOR (Serviço Intermunicipal de Gestão de Resíduos do Grande Porto) começou a abastecer a sua frota de viaturas com biodiesel, no quadro de um projecto de valorização de óleos alimentares usados, recolhidos na área metropolitana.

As 28 viaturas que integram a frota da LIPOR, segundo revelou hoje à Lusa fonte da empresa, deixaram de ser abastecidas com gasóleo e passaram a utilizar apenas biodiesel.

Este combustível permite poupar a emissão de 2,4 quilos de CO2 (dióxido de carbono) por cada quilo de biodiesel utilizado.

«Esta acção pretende reforçar a preocupação da LIPOR relativamente à emissão para a atmosfera de gases que provocam efeito de estufa», salientou a fonte, destacando a importância desta iniciativa.

As estatísticas referem que 1.000 litros de óleos alimentares usados permitem produzir entre 920 e 980 litros de biodiesel, combustível que apresenta índices de emissão de CO2 que podem ser 80 por cento mais baixos do que os que são emitidos com a utilização de gasóleo.

O denominado Projecto Biodiesel começou com a recolha de óleos alimentares usados, em pontos especialmente preparados para o efeito, tendo em vista a produção de biodiesel para abastecer a frota da empresa.

«A ideia é criar, pelo menos, uma unidade de valorização de óleos alimentares usados, permitindo um ciclo completo de produção e utilização, com qualidade assegurada, do biodiesel como combustível substituto do gasóleo», salientou a fonte.

Anúncios

One comment

  1. Victor Costa

    Bem aja quem vive e deixa viver—-e de louvar estas iniciativas, outras seriam necesseçarias, mas infelizmente os nossos desgovernantes, nem querem saber quanto custa este investimento, que s´´o pelo facto de ser amigo do ambiente merecia todo o apoio——-para bem de Portugal e LIPOR existe, Portugal tem anualmente 125 MIL TONELADAS de oleos alimentares, que deveriam seguir para outras empresas como a LIMPOR, mas as barreiras para mais projectos destes, esbarram nos poderes dentro do poder—–temos o petroleo que comercializado pelos momnopolios como a GALP logo vao criar barreiras para nao perderem a exploraçao que estao fazendo ao POVO Portugues—Bem Aja—-Adminiustraçao da LIMPOR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: