Portugal pode aumentar em 1% emissões de CO2

Portugal pode aumentar em 1% as emissões de gases poluentes nos sectores não abrangidos no Comércio Europeu das Licenças de Emissão (CELE), como o dos transportes, anunciou hoje a Comissão Europeia.

Esta meta vinculativa, para 2020, é comparativa a 2005, e foi determinada no quadro do plano global de luta contra as alterações climáticas e melhoria da eficiência energética europeia, proposto pela Comissão Europeia e acordado no ano passado entre os 27.

O executivo comunitário divulgou hoje a repartição de esforços entre os 27 Estados-membros para que a União Europeia atinja as metas traçadas no ano passado de redução das emissões de gases com efeito de estufa, principalmente o CO2, em 20 por cento (em relação a 1990) até 2020.

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita foi o principal critério escolhido por Bruxelas para distribuir os esforços de redução nacionais, que variam num intervalo entre 20 por cento de cortes (casos da Dinamarca, Luxemburgo e Irlanda) e um aumento das emissões de 20 por cento, caso da Bulgária e da Roménia, os últimos Estados-membros a aderir ao bloco europeu.

Diário Digital

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: