Monchique vai ter central de biomassa em 2012

O Algarve vai ganhar a primeira central de biomassa em 2012, estrutura amiga do ambiente que transformará resíduos de floresta em electricidade, cujos objectivos, além de obter energia, é prevenir incêndios e oferecer empregos.

A biomassa é feita a partir de mato, resíduos de cascas, folhas ou ramos de árvores, árvores, produtos agrícolas como a beterraba ou cereais ou ainda a partir de gás animal.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Monchique, Carlos Tuta, afirmou estar convicto que a construção da central de biomassa arranca ainda antes do final de 2009.

A EDP, por seu turno, disse à Lusa que a conclusão da central está prevista para 2012.

«Temos a expectativa de, durante o prazo estabelecido para a implementação da estratégia de geração de electricidade com base em biomassa florestal em Portugal, que como se sabe termina em 2012, se concluir a central», explicou fonte das Relações Públicas da EDP.

Questionada pela Lusa sobre se a EDP é que irá fazer a obra, a empresa explicou que serão lançados «concursos públicos», levando a uma agregação de empresas de especialidades diversas, capazes de «consumar a edificação da central em cerca de dois anos e meio».

A central de biomassa terá um investimento na ordem dos 75 milhões de euros da Bioeléctrica – empresa controlada pela EDP Altri – e estima-se que vá gerar cerca de 20 empregos directos e cerca de 150 empregos indirectos para recolha, processamento e transporte da biomassa, adiantou à Lusa a empresa.

A central de biomassa ficará na localidade de Alcanforado, Foz dos Besteiros, que faz fronteira com o concelho de Odemira e vai produzir energia para «satisfazer um consumo médio anual de cerca de 100 mil habitantes», indica a EDP.


Diário Digital

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: