EnerArea vai produzir 15 mil litros de biodiesel por dia

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior (EnerArea) vai reciclar óleos alimentares usados nos 13 concelhos da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e na Diputación de Salamanca, foi hoje anunciado.

«Esperamos recolher 18 mil litros de óleos usados por dia, que deverão corresponder a 15 mil litros de biodiesel», disse hoje à Agência Lusa Carlos Santos, director da EnerArea, agência criada no âmbito da AMCB.

O projecto deverá estar no terreno a partir do Verão e prevê a entrega, a cada uma das 64 mil famílias dos 13 concelhos, de um mini-oleão de 5,5 litros para armazenar os óleos domésticos.

Serão ainda distribuídos oleões de 30 litros a 500 estabelecimentos de restauração e instituições como lares e centros de dia. O número de equipamentos a distribuir do lado espanhol é o mesmo, cobrindo parte da região de Salamanca.

O circuito de recolha termina em contentores de 200 litros colocados à porta de grandes superfícies, para onde deverão ser despejados todos os óleos usados.

«Esses contentores vão estar equipados com sensores que avisam a empresa de recolha, via GPRS, quando estão prestes a ficar cheios», explicou Carlos Santos.

«A Diputación de Salamanca e a AMCB já cooperam há oito anos e na assinatura do programa Interreg, na última semana, ficou acordado ficarmos com a gestão deste projecto», acrescentou.

O custo inicial está estimado em 300 mil euros para gestão e distribuição dos contentores. Os custos de produção serão suportados pela empresa Ecoldiesel, estando o projecto também aberto a outras empresas que queiram investir na produção do biodiesel.

Até ao Verão serão desenvolvidas acções de sensibilização junto da população e nas escolas.

Diário Digital

Anúncios

3 comments

  1. Boa noite (ou dia, se for o caso, bom dia). Eu pretendo comçar a trabalhar na área da recolha de óleos alimentares usados, e gostava de saber se a vossa empresa tem colaboradores nesta zona, e, caso não tenham, poderíamos ter uma conversa mais prolongada e séria acerca do assunto em questão. O meu mail estó no meu registo mas posso deixar o num de telemóvel, caso achem necessário.
    Com os melhores cumprimentos e desejos de uma boa semana de trabalho.
    Tiago Soares

  2. Neste momento, faço parte do grande número de desempregados do nosso país.Tendo eu 42 anos e formação académica quase nula(8ºano),podem imaginar as dificuldades que tenho para arranjar trabalho.Com tanto tempo que tenho para pensar na vida,surge-me a ideia de criar o meu próprio emprego recolhendo óleos domésticos usados,mas para tal é necessário conhecer compradores e parceiros interessados neste sector.Agradeço que me forneçam qualquer informação ligada a este assunto.Só assim,quem sabe, consiga contribuir para a saúde do nosso planeta e ter trabalho.Com os melhores cumprimentos,Josefina Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: