Guarda lança pontos de recepção de óleos usados

Três hipermercados da cidade da Guarda vão receber, até ao final da semana, equipamentos de recolha de óleos domésticos usados. A Câmara da Guarda decidiu avançar com a colocação de cinco oleões na cidade, três deles na entrada do Intermarché, Feira Nova e Pingo Doce e os restantes em locais ainda a definir. A acção serve de antecipação à campanha que deverá surgir em Janeiro de 2009, quando a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), através da EnerArea – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, tiver “luz verde” para uma candidatura transfronteiriça que contempla, entre outros aspectos, a distribuição de equipamentos por todos os municípios aderentes.
Segundo a vereadora com o pelouro do Ambiente, Lurdes Saavedra, “achámos que é essencial agir antes da candidatura estar no terreno e optámos por começar já com o projecto”. O procedimento dos cidadãos é simples: “Quem vai às compras, leva a sua garrafa com o óleo usado, devidamente arrolhada, e deposita-a ali”. Depois de cheio, o oleão, com capacidade para cerca de 150 litros de óleo, segue para a empresa Ecodiesel, certificada e parceira da AMCB, que fará a sua transformação em biodiesel.

Diário XXI

Mais uma boa prática para a reciclagem de um resíduo que de outra forma iria parar ao esgoto. Mas quando existem boas práticas, como aconteceu com a Junta de Freguesia da Ericeira, o Estado complica o sistema com um mecanismo de atribuição de quotas para isenção de ISP que neste momento estão esgotadas e dificulta assim a transformação dos óleos alimentares usados em biodiesel, simplesmente porque não há quotas… A questão é que quem tem quotas, se calhar não tem óleo para que as possa atingir e quem não tem quotas, até tem óleo mas… não pode produzir porque não tem quota e ainda haverá com certeza quem tenha quotas e não tenha licenciamento industrial para produzir… e arriscamo-nos a chegar ao fim do ano com a quota global das 40 000 toneladas por atingir e com empresas com óleo para tratar e que não podem!!! É o simplex no seu melhor!

Anúncios

2 comments

  1. Por favor não produzam BIODIESEL com os óleos usados. Aprendam a filtrar e purificar os óleos usados e depois podem os misturar com o Diesel. É simples e mais barato!!!!!
    http://www.biocar.com.sapo.pt

  2. helder

    mas não é a mesma coisa… o óleo é mt mais viscoso e o rendimento é inferior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: