Samso é a primeira ilha auto-sustentável

A ilha dinamarquesa de Samso tornou-se a primeira a ter toda a energia que gasta produzida localmente e com recurso a fontes exclusivamente renováveis.

O objectivo traçado pelo Governo de Copenhaga em 2007 foi atingido pouco mais de uma década depois. Enquanto toda a Europa se preocupa com a questão energética, a ilha de Samso tornou-se a primeira região europeia auto-suficiente no que respeita à energia.

Através de impostos locais e investimentos individuais num país que já é dos mais saudáveis da União Europeia, Samso aproveitou ao máximo os ventos que sopram na região e é agora um exemplo.

“Costumo usar o exemplo de Samso como uma forma ambiciosa de lidar com os desafios energéticos do nosso país [EUA], no que respeita a perder a dependência dos combustíveis fósseis”, explica Randy Udall, um conhecido activista das energias sustentáveis.

Sedeado no Colorado, Udall importa ideias vindas de todo o mundo para a auto-suficiência energética.

O sucesso de Samsom explica-se com as cerca de 4 mil turbinas instaladas nos prados verdes e em pleno Mar do Norte, ao longo da costa, e com o uso de painéis solares e biocombustíveis que garantem o aquecimento de 70% das casas.

Samson consegue produzir mais energia eléctrica do que a que consome e ainda vende o excedente para a Dinamarca continental.

Rádio Renascença

Advertisements

One comment

  1. Luis Bento

    Caro Vasco,
    Em Portugal que tipo de incentivos fiscais existem para quem pretenda optar por energia fotovoltaica? Especificando um pouco mais e como exemplo apenas: empresa “x” já existente tem, por exemplo, um enorme parque de estacionamento e equaciona a hipótese de optar por cobertura dos veículos formados por paineis fotovoltaicos, gerando energia para ela própria (empresa “x”) e, teoricamente, vendendo o excedente à rede pública EDP. Que tipo de incentivo fiscal -ou outro- terá a tal empresa “x” em optar por renováveis? E qual será o valor pago por ‘injectar’ energia limpa na rede pública? Obrigado e um abraço. LB

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: