EDP arranca com maior parque eólico do Leste Europeu

É o maior parque eólico da Polónia. Mas também de toda a Europa de Leste. O arranque deste novo projecto da EDP Renováveis, em Margonin, com um total de 120 MW e que representa um investimento de 160 milhões de euros, marca a estreia da eléctrica nacional nesta região da Europa.

Com mais de mil megawatts de capacidade instalada programados para a Polónia até 2012 – o que se traduzirá num esforço financeiro de mais de mil milhões de euros – esta promete ser a plataforma de lançamento para os países vizinhos. Uma lista que integra a Roménia e a Bulgária, não só devido às características do seu quadro regulatório, mas também pelo seu potencial eólico.

De acordo com o presidente da EDP, António Mexia, estes mercados já estão a ser estudados. “É preciso que tenham condições estruturais de vento, como acontece em Margonin, com mais de 2.200 horas de vento por ano, um vento estável, bom para as eólicas, e também regulação, necessidade de energia verde, redução das emissões. A Roménia e outros que enunciei têm essas características, com potencial de crescimento muito forte”, disse.

O passo seguinte é simples: “Em todos os mercados queremos estar no top 3, sendo primeiro, segundo ou terceiro operador”, afirmou o presidente da EDP. Na Polónia, considerada um dos seis principais mercados estratégicos, o objectivo é consolidar, a médio/longo prazo, uma posição de liderança no mercado polaco das energias renováveis, que detém apenas 200 MW eólicos instalados. “A grande maioria da energia da Polónia é produzida através do carvão e [o país] tem de resolver o seu problema de emissões. Estamos a contribuir para esse desafio”, disse.

A primeira fase do parque eólico de Margonin, com 20 megawatts, estará concluída ainda em 2008 e a segunda, com 100 megawatts, encontra-se prevista até ao final de 2009. Será constituído por 60 turbinas, fornecidas pela Gamesa, e irá produzir anualmente cerca de 260 mil MWh de electricidade, o equivalente ao consumo médio de mais de 50 mil famílias.

Diário Económico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: