Portugal estuda criação de distritos agro-energéticos

Facilitar a organização de toda a cadeia bioenergética para a produção sustentável de energia através da biomassa nas áreas rurais é o objectivo do projecto europeu RuralE.Evolution, que tem a duração de 30 meses. A iniciativa visa a exploração do potencial das parcerias público-Privadas para o desenvolvimento das zonas rurais na Europa, através da criação de distritos agro-energéticos.

Em Portugal, foi seleccionado como área piloto, o município de Oliveira de Azeméis. A EDV Energia participa neste projecto, que teve início a 1 de Outubro, em conjunto com 9 instituições europeias, tendo como parceiro nacional a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal. Os restantes países participantes são a Itália, Espanha, Hungria e Grécia. A coordenação está a cargo da Federazione Regionale Coldiretti Umbria (Itália).

O consórcio é composto por duas organizações de cada país representado, consistindo essencialmente em representantes de empresários agrícolas, universidades e centros de pesquisa. Trabalhará de perto com organismos públicos, como câmaras municipais, e entidades financeiras (bancos, investidores privados, fundos de capital) para definir a metodologia mais adequada para estabelecer distritos agro-energéticos para a produção de energia de fontes renováveis, que serão geridos por parcerias público-privadas.

«Para além dos benefícios evidentes e imediatos da produção de energias renováveis, outro objectivo específico é a consciencialização dos agentes públicos e o seu forte compromisso em planear e desenvolver as áreas rurais europeias, com benefícios mútuos para empresários, cidadãos e o ambiente em geral», salienta a EDV Energia.

Ambiente Online

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: