Projectos de energias renováveis quase garantem duplicação da produção de electricidade em 2020

De acordo com declarações do ministro da Economia, Manuel Pinho, que ontem encerrou a conferência “O Fim do Petróleo – O desafio do século XXI”, os projectos lançados pelo Governo na área das barragens, eólicas e centrais de ciclo combinado, “asseguram 12 mil megawatts dos 14 mil” que Portugal necessita para duplicar a capacidade de produção em 2020. Manuel Pinho afirmou ainda que estes três projectos permitem cumprir o objectivo de, naquela mesma data, ter 60% da energia com base em fontes renováveis.

No que respeita aos projectos, Portugal tem em construção oito centrais de ciclo combinado, das quais “três ou quatro poderão entrar em operação entre 2009 e 2010”, referiu o ministro. É o caso dos projectos da Endesa e da EDP, sendo que só a eléctrica portuguesa garante a produção de três mil MW. Lançou ainda dez concursos para concessão e construção de barragens, alguns já em curso, e pretende ter, em 2020, uma produção de electricidade através da energia eólica de 8.000 MW. Actualmente, a energia eólica produz dois mil MW de electricidade em Portugal.

“O desafio da energia e do ambiente é muito difícil, mas os resultados que conseguimos em quatro anos é muito motivante e é um passo de gigante”, afirmou, acrescentando ainda que a duplicação da produção da electricidade permitirá a Portugal deixar de importar energia de Espanha, responder ao aumento da procura e ao crescimento da economia e, em simultâneo, desmantelar as centrais mais poluentes ou seja, as que emitem mais carbono.

Para o economista Mira Amaral, que esteve presente na sessão da manhã da mesma conferência, as energias renováveis não são a solução do problema, são apenas uma das soluções e que para assegurar a sustentabilidade ambiental e a diminuição da dependência do petróleo, a melhor alternativa é a energia nuclear. No entanto, o Governo já descartou a aposta na energia nuclear e as declarações de hoje do ministro da Economia reiteram isso mesmo.

Diário Económico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: