Plano da UE para reduzir CO2 favorecerá energia solar

A Comissão Europeia deverá criar um plano para a redução de emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa que destinará as maiores parcelas dos 50 mil milhões de euros para pesquisas e desenvolvimento no sector de energia solar e a captura e armazenamento subterrâneo das emissões derivadas de centrais termoeléctricas movidas a carvão.

Parte do objectivo do plano, que deverá ser divulgado esta quarta-feira, é demonstrar que a União Europeia está a tomar medidas adicionais necessárias para que se atinjam metas ambiciosas de redução de gases com efeito de estufa antes da cimeira em Copenhaga, em Dezembro deste ano, durante a qual será discutido um novo acordo global para conter a alteração climática.

Mas o plano também indica a necessidade de reordenamento das prioridades industriais do bloco europeu, ao exigir que os governos invistam quantias significativamente maiores em energia limpa, mesmo que o mundo esteja a emergir de uma profunda crise financeira.

«É improvável que os mercados e as companhias de energia agindo por conta própria sejam capazes de apresentar as inovações tecnológicas necessárias num período relativamente curto para que possam ser atendidas as metas de política energética e climática da União Europeia», afirmou a comissão numa minuta do plano obtida pelo International Herald Tribune.

A introdução de tecnologias de baixa emissão de carbono também «representa um grande desafio no contexto da crise financeira, onde a aversão aos riscos é elevada e os investimentos em tecnologias novas e arriscadas não se encontram no topo da lista de prioridades dos investidores», disse a comissão no documento.

Durante uma reunião esta quarta-feira, os comissários da União Europeia deverão procurar chegar a um acordo sobre as metas finais a serem destinadas às indústrias de energia com baixa emissão de carbono. A recomendação é da Comissão Europeia.

Diário Digital

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: