Indefinição na zona piloto atrasa exploração da energia das ondas

A energia das ondas faz parte da estratégia nacional para satisfazer as necessidades energéticas do País, mas Portugal está ainda longe de cumprir os objectivos a que se propôs. De acordo com a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), estavam instalados em Agosto 4,2 MW, mas ainda sem produção de energia. Ora, tendo em conta que os objectivos do Governo passam por atingir os 200 MW de potência instalada, há ainda um longo caminho a percorrer.

«Provavelmente a indefinição na zona-piloto [ZP] portuguesa – ao largo da costa de Peniche – irá provocar atrasos na exploração da energia das ondas em Portugal», afirma António Falcão, docente do Instituto Superior Técnico (IST), ao AmbienteOnline. Esta indefinição, que «não tem contribuído para encorajar os investimentos», refere, arrasta-se desde o ano passado, quando, com base no Decreto-Lei 5/2008, de 8 de Janeiro, o Governo decidiu concessionar à empresa Redes Energéticas Nacionais (REN) a exploração da ZP. O problema é que «o projecto de concessão ainda não está assinado», lamenta António Sá da Costa, presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (Apren).

Na altura, Sá da Costa alertou para a necessidade de a ZP não se confinar para lá da batimétrica de 30 metros de profundidade, uma vez que algumas tecnologias em estudo não podem ter mais de 10, 12 ou 15 metros de profundidade, ficando assim fora da zona definida. «Não foi aberta uma excepção para essas tecnologias. Foi uma solução coxa», denuncia o presidente da Apren, sublinhando que o País continua a ter «muita dificuldade em concretizar e planear as coisas».

Ambiente Online

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: