Energia renovável: Portugal espera ultrapassar meta de 31%

Portugal poderá ultrapassar a meta de consumir 31 por cento de energia a partir de fontes renováveis até 2020 se tiver condições para exportar o excedente, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
De acordo com o documento de previsão, entregue em dezembro de 2009 a Bruxelas, Portugal considera que «tem condições e recursos renováveis para ir mais além» do que os 31 por cento que lhe foram atribuídos através da diretiva (lei comunitária) 2009/28/CE.

«No entanto, essa possibilidade está dependente da capacidade de se exportar fisicamente essa produção renovável excedentária, nomeadamente, para a Europa Central. A situação periférica de Portugal e as limitações existentes na capacidade de interligação da rede elétrica, em especial entre a Espanha e a França, constituem à data um obstáculo a esse desiderato», lê-se no documento.

A exportação de energia produzida a partir de fontes renováveis está prevista na diretiva em causa, sendo uma das formas possíveis da União Europeia (UE) chegar à meta comum de consumo final bruto de 20 por cento de energia produzida a parti de fontes renováveis.

Diário Digital

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: