Carro eléctrico é estratégia de transição para hidrogénio

Apesar da grande aposta nos veículos eléctricos realizada por parte do Governo, Carmen Rangel, coordenadora do grupo de investigação do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) para as pilhas de combustível e hidrogénio, acredita que os veículos eléctricos são uma estratégia de transição para o hidrogénio, «que será a estratégia de longo prazo».

A responsável do LNEG, que esteve presente no 3º Seminário Internacional de Torres Vedras, dedicado ao Hidrogénio, Energia e Sustentabilidade, uma iniciativa da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio, a associação EDEN e a autarquia de Torrres Vedras, sublinhou a necessidade de serem realizados investimentos para este novo paradigma. «O desafio actual é o armazenamento. Temos muito a fazer para resolver este problema», defendeu.

Para a responsável, são necessários melhores materiais, modelar melhor os transportes das células, construir ferramentas de diagnóstico e assegurar estabilidade a longo prazo, para que a tecnologia possa vingar.

Para Mário Baptista Coelho, da Universidade Nova de Lisboa, o hidrogénio só fará sentido se for concebido através de energias renováveis: «Hidrogénio gerado a partir de combustíveis fósseis é um contra-senso, ao mesmo tempo que energias renováveis sem armazenamento é um nado morto», considerou. Para o responsável, «estamos a viver uma viragem radical e, neste processo, o hidrogénio tem um papel fundamental».

Luis Duarte Silva, da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), defendeu a necessidade de avaliar o hidrogénio como vector energético, lembrando que a Estratégia Nacional de Energia (ENE 2020) prevê a criação de um roadmap na área. «Não será difícil passar do veículo eléctrico a um veículo movido a hidrogénio. As pessas já terão mudado de paradigma», considerou.

Ambiente Online

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: