Falta de incentivos impede reduzir emissões de CO2

Portugal precisa de reduzir em 15 por cento as emissões de gases de efeito de estufa até 2010, mas a ausência de incentivos financeiros à indústria e aos transportes impedem que estes reduzam as emissões em 20 por cento.
Estas são algumas das conclusões do balanço do estudo Smart Portugal 2020 que hoje serão analisadas por Jorge Vasconcelos, comissário da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) para a Energia e Coordenador do Grupo de Trabalho Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Energia.

Segundo afirmou à Lusa, «um ano e meio depois do lançamento do Smart Portugal 2020, o progresso alcançado na utilização das TIC para a redução de emissões e aumento da eficiência energética foi maioritariamente avaliado como insuficiente».

Não obstante os resultados, os sectores da energia (40 por cento), dos edifícios (32 por cento) e das TIC (24 por cento), «foram as áreas em que se registaram maiores progressos entre 2008 e 2010», segundo Jorge Vasconcelos.

Os factores que contribuíram mais positivamente para esses progressos foram, no entender do comissário da APDC, «uma maior atitude pró-ambiental por parte dos cidadãos e empresas e o enquadramento legislativo e regulação».

No entanto, as áreas da indústria e dos transportes foram as que registaram menos progressos no último ano e meio, por falta de «consciencialização de benefícios por parte de cidadãos e empresas e de fontes de financiamento e outros incentivos financeiros directos ao investimento».

Para analisar a falta de avanços na redução de gases de efeito de estufa, a APDC relança hoje o debate na sessão Smart Portugal 2020 na Fundação Portuguesa das Comunicações, por ocasião do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.

Ler notícia completa em Diário Digital

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: