Governo vai disponibilizar 500 MW para minigeração

Numa altura em que o Governo estuda a actualização do Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE), que deverá ser apresentado no início do Outono, como anunciou o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, durante a conferência “TIC e eficiência energético: o Estado deve dar o exemplo, que se realizou hoje em Lisboa, o aumento do contributo do Estado é já considerado uma prioridade. Segundo os resultados do PNAEE 2009, o contributo do Estado para a eficiência energética do País é um dos mais baixos entre os diversos sectores avaliados e ainda está longe do ideal, por isso, este será um dos principais aspectos a ter em conta na revisão da estratégia.
O Barómetro Permanente de Eficiência Energética, anunciado pelo Governo aquando da apresentação dos resultados do PNAEE 2009, vai ser alargado à administração pública, de acordo com um plano de eficiência energética específico.

Um dos principais vectores deste plano é o incentivo à minigeração, que contempla unidades com potência até 250 kW. O secretário de Estado anunciou que o Governo vai «disponibilizar 500 MW de possibilidade de minigeração nas várias tecnologias renováveis». Esta medida será posta em prática no âmbito do programa “Escolas Verdes”, em que as escolas secundárias do País disporão de 50 MW para instalarem sistemas de minigeração. A produção de energia a partir de renováveis, em regime de minigeração, será também «fortemente incentivada» nos edifícios públicos. Nestes edifícios e escolas, serão ainda aplicados programas específicos de promoção da eficiência no consumo de energia.
Carlos Zorrinho referiu também que o Governo pretende regulamentar, até 2020, os contratos dos serviços de eficiência energética, com base na garantia de resultados, seguindo as boas práticas internacionais.

Anúncios

One comment

  1. Excelente notícia, as energias renovaveis e eficiencia energética são o futuro para Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: