Edifícios públicos pagam factura energética de 260 milhões

Mais de metade da factura energética do Estado corresponde aos edifícios públicos. Só no ano passado, o consumo de energia nos edifícios da administração pública ascendeu aos 260 milhões de euros, contribuindo para a factura total de 500 milhões ligados ao consumo energético do Estado. São estas as conclusões de um estudo promovido pela Asociação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que revela ainda que os consumos nos edifícios da administração pública estão a crescer ao dobro da média nacional (77 por cento), se tivermos como referência os anos de 1994 e 2008.

O secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, revelou este mês que o Programa Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE) está a ser actualizado, sendo uma prioridade o aumento do contributo do Estado na área da eficiência energética. O governante, que falava na abertura do Workshop “TIC e Eficiência Energética: o Estado deve dar o exemplo”, admitiu que o contributo do Estado para a eficiência energética do País «é um dos mais baixos entre os diversos sectores avaliados e ainda está longe do ideal».

O projecto específico de eficiência energética do Estado vai avançar nos próximos meses, incluindo incentivos à minigeração e um forte incentivo à introdução de sistemas inteligentes na gestão energética em edifícios públicos e escolas. O Executivo quer também regulamentar, até 2020, os contratos dos serviços de eficiência energética, com base na garantia de resultados.

Ambiente Online

One comment

  1. Visitem um site que apresenta em detalhe um projecto de microgeração realizado na zona centro de Portugal. O site contém informação dos diversos passos para a concretização do projecto, dicas para a melhor selecção dos fornecedores, e informação da produção real alcançada desde o início de produção até ao mês de Junho de 2010.
    http://sites.google.com/site/energiafotovoltaicaproject/home
    Sugiro que o visitem pois é um site com informação relevante para quem está a pensar em avançar com um projecto destes, ou simplesmente para conhecimento geral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: