NY Times encantado com renováveis em Portugal

New York Times dedica extenso artigo ao que EUA podem aprender com a aposta portuguesa em energias renováveis.

Numa altura em que o derrame petrolífero no Golfo do México ressuscitou a discussão sobre a política energética norte-americana, o New York Times aponta Portugal como um exemplo nesta matéria.

A repórter Elisabeth Rosenthal falou com José Sócrates, Manuel Pinho, Shinji Fujino (da Agência Internacional de Energia), Victor Baptista (REN) e com o secretário de Estado Carlos Zorrinho para concluir que a aposta portuguesa nas renováveis está a revelar-se um sucesso a vários níveis, embora faça nota de algumas promessas que continuam por cumprir.

Do lado positivo, o NY Times escreve que “quase 45% da electricidade produzida em Portugal tem origem em fontes limpas de energia”, que em “2011 Portugal pode tornar-se no primeiro país como uma rede de postos de abastecimento para carros eléctricos” e que “até agora a aposta nas renováveis não pressionou as contas públicas do país”.

Contudo, o jornal também nota que “as famílias portuguesas há muito que pagam o dobro das americanas por electricidade”, que “os preços subiram 15% nos últimos cinco anos provavelmente por causa das renováveis” e que até agora esta aposta não teve grandes repercussões na criação de emprego.

O jornal nota que Portugal provou ser “possível fazer progressos rápidos em matéria energética” embora seja muito difícil importar este modelo para os EUA por três razões fundamentais: 1) ao contrário do que acontece na UE, nos EUA não existem fortes incentivos à aposta nas renováveis; 2) a enorme influência política da indústria petrolífera americana e 3) o sistema político americano dá autonomia aos Estados para legislarem, individualmente, sobre esta matéria.

Diário Económico

Ler artigo no NY Times

Anúncios

2 comments

  1. Visitem um site que apresenta em detalhe um projecto de microgeração realizado na zona centro de Portugal. O site contém informação dos diversos passos para a concretização do projecto, dicas para a melhor selecção dos fornecedores, e informação da produção real alcançada desde o início de produção até ao mês de Junho de 2010.
    http://sites.google.com/site/energiafotovoltaicaproject/home
    Sugiro que o visitem pois é um site com informação relevante para quem está a pensar em avançar com um projecto destes, ou simplesmente para conhecimento geral.

  2. As energias Renovaveis são essenciais no crescimento sustentável e economicamente viável de um País.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: