WWF: Portugal tem a 39ª maior pegada ecológica

Portugal é o 39.º país com impactos ambientais mais elevados relativos ao consumo de recursos naturais, embora a pegada ecológica portuguesa tenha diminuído face a 2005, anunciou hoje a WWF.
“A pegada ecológica per capita de Portugal em 2007 posiciona o país em 39.º lugar”, com 4,5 hectares, quando a pegada mundial é de 2,7 hectares, refere a organização de conservação da natureza, que divulgou hoje o seu relatório “Planeta Vivo 2010”.

A biocapacidade, indicador relacionado com a capacidade regenerativa do planeta para satisfazer as necessidades da humanidade, é em Portugal de 1,3 hectares por pessoa (ocupa o 85.º lugar entre 124 países) quando em 2005 era de 1,2 hectares.

Assim, “Portugal está em défice ecológico, pois a pegada ecológica, de 4,47 hectares por pessoa, excede o valor da biocapacidade, de 1,3 hectares por pessoa”, segundo a WWF.

“A pegada portuguesa diminuiu em relação a 2005 devido fundamentalmente a reduções da produção a nível nacional, que se traduziram em menores emissões de dióxido de carbono, resultando numa menor pegada de carbono”, explica a organização.

Diário Digital

Ver Relatório Planeta Vivo 2010

3 comments

  1. SR. Celestino Fal

    A Rede Natura – Organização não governamental guineense de Conservação da Natureza é uma pessoa colectiva de direito privado dotada de personalidade jurídica de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, que intervêm na defesa, conservação e melhoria do meio Ambiente, que, se regerá pelos presentes estatutos e demais legislação aplicável.

  2. SR. Celestino Fal

    Exmo. Senhor
    WWF: Portugal

    Bissau, 10 de Fevereiro de 2012

    Assunto: Apresentação da Rede Natura e Pedido de Parceria

    Exmo. Senhor Presidente,
    Antes de mais, deixamos os votos de Ano Novo de sucesso na condução dos destinos da edilidade.
    Senhor Presidente, o nosso propósito é de apresentar e/ou levar ao conhecimento de V. Ex.ª, da existência de uma recém criada ONG que responde por Rede Natura.
    Outrossim, nos cumpre esclarecer que a aludida ONG, é uma organização sem fins lucrativos, cuja finalidade consiste na Conservação da Natureza, com preponderante intervenção na defesa e melhoria do meio Ambiente.
    Entendemos ser de salutar importância levar tal facto ao conhecimento da Edilidade, não apenas como instituição que também entrelaça com aspectos e itens que constituem a esfera da nossa actuação, mas também porque gostaríamos de eleger e elencar a WWF: Portugal, na lista dos nossos principais parceiros. Assim mesmo, manifestamos desde já, a nossa inteira disponibilidade para estabelecimento de futuras parcerias que possam contribuir para a prossecução e melhoria no sector ambiental na nossa capital, proporcionando assim um ambiente saudável e jovial para os munícipes.
    Outorgamos a nossa total disposição para num futuro encontro, traçar e explicar o panorama global da nossa organização.
    Sem nada por ora, queira o Senhor Presidente aceitar os protestos da nossa mais alta consideração e respeito.

    Atentamente,

    Celestisno Fal
    Presidente

  3. bicicleta algo a usar mt mais🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: