Suécia quer ser o primeiro país neutro em carbono

A Suécia é constantemente citada como exemplo quando se aborda a questão das reduções de emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Este ano, Estocolmo foi considerada a primeira “Capital Verde Europeia”, confirmando o sucesso de uma década de políticas de redução da pegada carbónica daquele país.
Em 1991, o governo sueco instituiu uma taxa sobre as emissões de carbono que, segundo o ministro do Ambiente, Andreas Carlgren, «atinge muito mais descargas do que o regime de comércio de licenças de emissão de carbono». Contrariando os cépticos que afirmam que este tipo de impostos trava o crescimento económico de um país, a Suécia apresenta resultados de crescimento de 48 por cento, paralelamente a uma diminuição de 9 por cento nas emissões de GEE.
A taxa sobre o carbono rende anualmente ao Estado sueco 15 mil milhões de coroas (mil e quatrocentos milhões de euros). Em 1991, quando foi lançada, o montante da taxa era 27 euros por tonelada de CO2. Hoje, atinge os 108 euros por tonelada.
São políticas que colocam os suecos entre os europeus que emitem menos CO2: 6,7 toneladas anuais por habitante, contra a média da UE de 9,3 toneladas. Estocolmo registou, no ano passado, um nível de emissão de 3,4 toneladas por pessoa e visa baixar este índice, até 2015, para três toneladas.
Para alcançar este resultado, Estocolmo investiu principalmente nos meios de transportes colectivos e no aquecimento, dois sectores que representam 43 por cento das emissões da União Europeia. A capital sueca tem 760 quilómetros de redes cicláveis e incentiva os habitantes a evitar o uso de carro. Segundo estatísticas de 2007, durante o inverno, 19 por cento dos moradores de Estocolmo vão ao trabalho de bicicleta ou a pé, mesmo com o frio e a neve. No verão, esse número aumenta para 33 por cento.

Ler mais em Ambiente Online

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: