Estradas ‘verdes’

O Departamento de Transportes dos EUA atribuiu cerca de 75 mil euros à empresa Solar Roadways para desenhar e construir painéis solares super-resistentes, que serão usados como pavimento.
Um quilómetro de uma hipotética rodovia solar de pista dupla produziria energia suficiente para abastecer uma cidade de 5000 habitantes – 3 milhões de quilowatts–hora (kWh) por ano. Com uma média de incidência solar de 4 horas por dia, cada um desses painéis seria capaz de produzir cerca de 7,6 kWh diariamente. Esta energia poderia ser enviada para a rede eléctrica ou armazenada em capacitores nas estradas, que permitiriam a recarga de veículos eléctricos.
Com luzes LED embutidas, os painéis vão funcionar como um sistema inteligente para indicar as faixas de sinalização e até alertar para o que o condutor pode encontrar à frente – se há obras ou curvas acentuadas e também as condições da estrada. Além disso, em lugares onde neva, a própria via poderia aquecer e derreter o gelo. As estradas, auto-estradas e estacionamentos ao ar livre representam mais de 100 mil quilómetros quadrados de superfície nos Estados Unidos.

Correio da Manhã

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: