11 por cento do consumo anual de energia da Europa é em stand-by

Só o simples facto de se desligar a internet quando não está a ser utilizada pode poupar, nos países da União Europeia, mil milhões de euros por ano, o equivalente a 7.000 milhões de kWh e 3,5 milhões de toneladas de CO2.
Por outro lado, as consolas de jogos, equipamento de som e videogravadores (VCR) e DVD, mesmo em stand by, podem consumir muita energia: os equipamentos mais antigos e de VCR podem chegar a consumir até 100 kWh por ano, entre 15 a 20 euros por ano. As consolas de jogos, por exemplo, consomem quase tanta electricidade em standby como quando se está a jogar. Uma simples máquina de café pode causar grandes perdas de energia em standby, geralmente, cerca de 60 KWh ou 9,6 euros por ano.
Estes são apenas alguns dos vários números apontados por um Estudo Europeu, liderado por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), através do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), cujos resultados serão apresentados esta tarde, em Coimbra e que levaram à elaboração de várias recomendações, nomeadamente ao nível dos critérios a considerar na compra de equipamentos.
Um computador portátil poupa 80 por cento de energia relativamente aos de secretária; equipamentos com a etiqueta “Energy Star” podem conduzir a uma poupança de 135 euros ao longo do tempo de vida do equipamento; o ecrã plano (TFT) consome menos 50 por cento de energia em relação aos monitores CRT; as televisões LED usam menos energia do que os plasma ou LCD de tamanho similar e quanto maior for o televisor, maior o consumo de energia.
Desde 2008, o projecto europeu SELINA – “Standby and Off-Mode Energy Losses In New Appliances Measured in Shops” efectuou uma caracterização dos consumos, nos modos stand-by e desligado dos equipamentos eléctricos e electrónicos actualmente vendidos em lojas da especialidade.
Foram realizadas várias campanhas de monitorização nos 12 países participantes (Portugal, Alemanha, França, Dinamarca, Letónia, Roménia, República Checa, Bélgica, Inglaterra, Áustria, Grécia, Itália), onde se efectuaram medições de consumos de mais de 6300 equipamentos.

Ambiente Online

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: