«Eficiência energética é a pedra de toque»

Com base no cenário energético até 2020 apresentado pelo Governo a Bruxelas, o presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (Apren), António Sá da Costa, considera que os dados desta década para o sector estão lançados. No entanto, não deixa de considerar a eficiência energética como a «pedra de toque» do futuro energético nacional.

O responsável defende que o Governo deveria ter ido mais longe no plano que apresentou à União Europeia, mantendo as metas constantes na Estratégia Nacional para a Energia, apresentada no início de 2010. «O Governo foi cauteloso demais e reduziu a fasquia de algumas metas, para evitar possíveis sanções», considera o presidente da Apren, concluindo que a pouca ambição para a eficiência energética é o «mais chocante».

Olhando para a próxima década, António Sá da Costa acredita ainda que um dos principais desafios no sector passa por resolver o problema do armazenamento de energia renovável, destacando os grandes projectos do Plano Nacional de Barragens, que vão integrar energia hídrica com energia eólica.

Outra das prioridades, ressalva o presidente da Apren, passa por dar maior incremento ao solar, de forma mais ambiciosa do que está formalizado nas metas do Governo. Para António Sá da Costa, «podemos ir mais longe neste sector», e lembra que, em Portugal, «se acreditou pouco na tecnologia e na baixa dos preços».

De acordo com a Apren, uma das principais barreiras actuais ao desenvolvimento das energias renováveis reside, actualmente, no financiamento. «Há falta de liquidez para projectos de renováveis», avisa Sá da Costa, sublinhando que, com a descida das tarifas, os projectos já estão menos rentáveis. O resultado, na óptica da associação, é um consequente abrandamento no sector.

Ambiente Online

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: