Museu em Singapura aproveita água da chuva e luz solar

Em Singapura, está a ser construído um museu, vocacionado para a fusão da arte com a ciência, em forma de flor de lótus ou de mão aberta, o que faz com que a estrutura recolha a água da chuva e a luz do sol, de forma que o museu utilize esses recursos naturais no seu funcionamento. Segundo a imprensa internacional, o ArtScience Museum será o primeiro da sua espécie.
Criado por Moshie Safdie, para integrar o Marina Bay Sands Casino and Resort, o museu, que terá 4.800 metros quadrados, acolherá 21 galerias e apresentará obras que terão a criatividade como denominador comum da arte e da ciência, entre exposições temporárias e permanentes. O objectivo é atrair turistas e, por outro lado, encorajar a um pensamento mais arrojado como parte da nova economia de Singapura.
Ainda não foi inaugurado, mas o ArtScience Museum é já considerado o edifício em desenvolvimento mais sensível no que toca a pensar no meio ambiente, uma assinatura garantida quando se trata do trabalho de Safdie, sempre na senda do que de mais inovador se faz a nível de arquitectura, em termos de edifícios amigos do ambiente. O telhado forma uma enorme “taça”, que faz com que a água da chuva alimente uma cascata central e, depois de filtrada, seja usada no funcionamento das casas de banho.
Na ponta de cada um dos dez “dedos” que a mão aberta parece ter, ou, se preferir, na ponta de cada uma das pétalas da flor de lótus, está uma grande clarabóia, que inunda de luz natural as galerias no piso superior, reduzindo, assim, os gastos com electricidade. Com o mesmo objectivo, as grelhas do ar condicionado foram colocadas no chão, para que o ar fosse arrefecido apenas à altura do visitante e não em todo o espaço, desnecessariamente, explica o site In Habitat.
O projecto do Marina Bay Sands Resort é composto ainda por dois arranha-céus, inspirados no sol, no vento e na água, candidatos ao prémio de ouro nos prémios dedicados à sustentabilidade arquitectural. O complexo inclui ainda restaurantes, ginásios, piscinas, courts de ténis e parques de estacionamento.

Green Savers

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: