Energia de multidão aquece edifício em Estocolmo

Inspirada pelas 250 mil pessoas que passam diariamente pela Estação Central de Estocolmo, na Suécia, a Jernhusen arranjou forma de armazenar a temperatura corporal do movimento de cada um destes indivíduos para alimentar o sistema de aquecimento de um edifício de escritórios, localizado do outro lado da rua. A factura de electricidade baixou 25%, adianta a BBC.
“As pessoas geram calor por si próprias e, através das suas várias actividades, geram ainda maiores quantidades de energia, então porque não utilizá-la? Está ali, existe. Se não a usarmos, será desperdiçada”, explica o criador do sistema e líder do departamento ambiental da Jernhusen, Klas Johnasson. A ideia foi proposta em 2008, mas só agora foi concretizada.
As trocas de calor no sistema de ventilação da Estação Central sueca convertem a excessiva temperatura dos corpos em água quente, que depois é transportada até ao sistema de aquecimento do edifício em questão, nos arredores do terminal. A inovação funciona particularmente bem na Suécia, devido às baixas temperaturas e ao facto de o gás e a electricidade terem preços bastante elevados.
“Compensa, porque, em vez de se gastar nas facturas do aquecimento, gasta-se menos na electricidade que é necessária para mover o calor de edifício para edifício”, explicou Doug King, especialista em eficiência energética. “Significa que uma energia até agora desperdiçada, como a do corpo humano, pode ser usada de forma vantajosa”, concluiu.
“É tecnologia antiga a ser usada de uma nova maneira”, continuou Klas Johnasson, acrescentando que, para a Jermhusen, uma empresa imobiliária, “é um óptimo negócio”, porque, “além de se poupar dinheiro em energia, o edifício aumenta o seu valor”. Com a preocupação crescente face à escassez de recursos naturais, é natural que esta seja uma ideia que será aproveitada em outros projectos e em outros países, mas os seus benefícios dependerão muito do tipo de clima de cada território.

Green Savers

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: