Portugal já atingiu 25% meta eficiência energética até 2015

O secretário de Estado da Energia anunciou hoje que Portugal já atingiu 25 por cento da meta estabelecida até 2015 para aumentar a eficiência energética.

“As nossas informações permitem dizer que até ao final do primeiro semestre de 2010, atingimos os 25% da nossa meta de 2015 [para a eficiência energética]. O que quer dizer que, não estando as contas ainda fechadas, devemos estar muito perto do 1/3 do plano”, disse hoje Carlos Zorrinho, no decorrer da cerimónia de atribuição de prémios a bolseiros da Galp precisamente para esta área.

O Programa Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE), que começou a ser aplicado em 2008, tem como objectivo a concretização de medidas de melhoria de eficiência energética equivalentes a 10% do consumo final de energia, até 2015.

“Tendo Portugal atingido um terço em dois anos, nos próximos cinco atingiremos certamente a meta ou mais do que a meta. O que nos dá um grande conforto para a outra meta que estabelecemos, de cumprir a nossa parte da estratégia 20-20-20”, acrescentou Zorrinho.

A estratégia europeia até 2020 é um compromisso assumido pelos Estados-membros de reduzir as emissões de CO2 em 20% até 2020, a melhorar a eficiência energética em 20% e a ter 20% do seu consumo energético de fontes renováveis até 2020.

“Nas energias renováveis Portugal quer ter 31% e não 20%, já estamos com 25%. Na eficiência energética quer nas emissões queremos cumprir também a meta de 20% e estamos perfeitamente no caminho”, disse o secretário de Estado.

Por outro lado, Zorrinho disse que algumas áreas estão mais atrasadas do que outras na parte da eficiência energética.

“Isso não significa que tenhamos consciência que nalgumas áreas estamos a caminhar mais depressa, na indústria e na parte residencial e serviços, e noutras menos depressa, nos transportes e o Estado”, apontou.

Diário Digital

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: