Google investe 116 milhões em energia solar

Os receptores de energia solar serão instalados no Deserto de Mojave, na Califórnia, e, ao longo dos 25 anos em que se esperam que venham a estar em funcionamento, deverão produzir uma quantidade de energia que seria suficiente para alimentar 90 mil carros eléctricos, diz a empresa.

“O investimento faz sentido do ponto de vista de negócio e vai ajudar a assegurar que um dos maiores projectos de energia solar do mundo seja concluído”, escreve o responsável do Google para a área dos negócios ecológicos. O projecto vai ser montado pela empresa BrightSource Energy, de que o Google é um investidor (através do Google.org, o braço filantropo da empresa) e conta também com financiamento do Governo americano.

O Google tem feito várias apostas na área das energias renováveis. Recentemente, anunciou um investimento de 3,5 milhões na Alemanha, também num projecto de energia solar.

A empresa, com os seus muitos servidores, é um enorme consumidor de energia e uma das críticas frequentes às grandes companhias de tecnologia é precisamente a grande quantidade de energia gasta para manter os respectivos centros de dados.

Há cerca de três anos, o Google criou uma patente para um sistema de centros de dados no mar, no qual as ondas serviriam para gerar energia e a água para arrefecer os computadores.

Público

4 comments

  1. fatima pinto

    Google investe em energia solar. Muito bem vindo!!!

  2. Google investe em Energia Solar. Muito bem vindo!!!

  3. Acho que antes de discutirmos energias renováveis, deveríamos discutir o consumo exacerbado da sociedade mundial como um todo. A impressão que se têem é que estamos vendo quem acaba antes com as reservas naturais e quem emite mais poluentes! Precisamos de um plano de ação de proporções extratosféricas e que este seja efetivo para frenar e desacelerar tudo isso. Desperdiçamos demais!
    Embora existam tecnologias solares de inovação, biocombustíveis, eletricidade conduzidas a partir de painéis e tantas outras formas de energias renováveis, ainda assim, se tivessemos uma melhor conscientização talves hj nem estaríamos nos preocupando com o que nos faltará um dia.
    Dr. Abraão Rosah

  4. Rudy

    Muito legal essa materia, mes que vem eu vou me juntar ao Google!😉 comprei um sistema fotovoltaico de 3.5kWp para minha casa em campinas. Para aqueles que querem seguir o mesmo caminho que eu, sugiro a leitura do site http://www.portalsolar.com.br. Consegui dicas valiosas lá! abraços, rudy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: