Energia solar vai tornar-se financeiramente acessível dentro de cinco anos

A inovação nas tecnologias solares irá levar à descida do custo da energia solar, que deverá situar-se em níveis abaixo dos combustíveis fósseis e reactores nucleares. De acordo com o director global de pesquisa da General Electric (GE), Mark Little, esta situação será já uma realidade dentro de cinco anos.

Numa entrevista à Bloomberg, Little previu que o custo da energia solar irá descer para os 10 cêntimos (R$ 0,23; 13,6 kwanzas) por kilowatt/hora, ou até menos. “Vamos ver muitas pessoas a querer ter o solar em casa”, explicou.
Little disse que a GE vai abrir uma fábrica de produção de painéis solares de filmes finos em 2013, aumentando a sua presença num mercado onde os fabricantes estão a baixar os preços através do aumento de produção de volumes.
A fábrica empregará 400 pessoas e produzirá um número suficiente de painéis solares para electrificar 80 mil casas.

O preço das células solares, o principal componente dos painéis tradicionais, caiu 21% este ano, o que também ajuda a reforçar o optimismo de Little.
Por outro lado, também a inovação tecnológica está a tornar a energia solar cada vez mais barata. Recentemente, cientistas da Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology descobriram células solares flexíveis com uma eficiência de18,7%, alcançando um novo recorde na capacidade dos painéis solares converterem luz em electricidade.
Ainda assim, é difícil quantificar até que ponto a energia solar será mais barata que os combustíveis fósseis, sobretudo por causa da volatilidade dos preços destes últimos.

Green Savers

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: